A importância dos uniformes para o varejo

A importância dos uniformes para o varejo

Existe ainda hoje uma certa resistência de alguns comerciantes com relação a investimentos em uniformes profissionais.

Confira neste post a importância dos uniformes e descubra como escolher o modelo ideal para sua loja (que os seus funcionários vão amar).

Com uma quantidade imensurável de concorrentes, todo o segmento varejista se encontra em constante disputa pela atenção dos consumidores e todas as estratégias de marketing são válidas e devem ser adotadas.

Por outro lado, e não menos importante, a internet já “abocanhou” uma boa parcela de consumidores que já não vão com tanta frequência até as lojas físicas para fazer suas compras e preferem o conforto de seu lar ou a facilidade de seu smartphone.

Por essas e outras, decidimos mostrar os reais atributos dos uniformes personalizados para o seu negócio.

Uma loja que deseja ser lembrada deve investir na roupa de trabalho de seus funcionários. De acordo com uma pesquisa feita pela Weintraub Associates:

75% dos consumidores preferem funcionários uniformizados;
97% do público acredita que os uniformes facilitam o reconhecimento dos funcionários;
e 70% dos clientes acham que os uniformes deixam os funcionários mais profissionais.

O atendimento direto ao público merece um treinamento adequado e uma roupa que caracterize o seu negócio.

A sua credibilidade pode estar baixa pela falta de uniformes, você acredita?

2 motivos para a sua loja adotar o uso de uniformes

Além de motivos referentes aos direitos de seus funcionários, ao cuidado com eles, à segurança que uniformes trazem, dependendo do tipo de atividade em sua loja ou estabelecimento, separamos dois motivos que envolvem diretamente o crescimento do seu lucro com o uso de uniformes.

Fortalecimento da Identidade Visual

A identidade visual da sua marca é de extrema importância para suas vendas. Ter a certeza de que seus consumidores sabem o nome do seu estabelecimento, reconhecem as cores e se lembram do que viram lá, faz com que suas vendas aumentem gradativamente.

Então, por que não aproveitar esse tipo de marketing também nos uniformes de seus colaboradores. Esta é mais uma oportunidade de deixar sua marca, suas cores e sua identidade sempre visíveis e circulando pela loja.

As chances de alguém recomendar sua loja pelo nome são maiores quando o nome da loja não está somente no letreiro ou painel na entrada, mas sim em todos uniformes dos funcionários.

Segundo uma pesquisa feita pela Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos, mas são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.

Mais organização e profissionalismo

Quantas vezes não passamos aquela vergonha perguntando o preço de algum produto para alguém que nem, sequer, trabalhava em alguma loja, não é mesmo?

Ter colaboradores uniformizados ajuda na organização dos setores da sua loja ou estabelecimento, além de deixar o atendimento mais fluido e dinâmico, sem enganos desagradáveis.

A boa e velha frase ”posso ajudar?” pode até ser descartada, já que o uniforme passará essa mensagem por si só. Estes são dois motivos mais do que justos, para que seu negócio se torne ainda mais profissional, bem visto e, o principal, sempre lembrado por quem mais importa, seu público-alvo.

Como escolher o uniforme profissional ideal

Aposta nas cores da sua marca, escolha fornecedores experientes, com uniformes de qualidade e duráveis. Solicite peças com tecidos fortes e com tecnologias especiais, como inibidores de odor, proteção contra calor, fácil remoção de manchas, entre outros elementos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, não deixe de comentar aqui embaixo.