Previsão de crescimento para o setor de Franquias neste ano de 2018

Previsão de crescimento para o setor de Franquias neste ano de 2018

Previsão de crescimento para o setor de Franquias neste ano de 2018

Abrir o próprio negócio é um dos desejos mais comuns na vida de quem é um empreendedor, Mas, junto com esse desejo chegam também a insegurança e o receio de ver o suado dinheiro ir embora em um negócio malsucedido. Há alguns fatores, no entanto, que podem fazer com que a decisão de empreender seja menos arriscada.
A começar pelos números apresentados por esse setor. Eles comprovam que o negócio está em alta. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor passou dos R$ 38,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016, para R$ 41,8 bilhões no mesmo período em 2017, um crescimento de 7,8%. Para 2018, a ABF estima que a receita do segmento cresça entre 8% e 10% em relação ao ano passado, com incremento de 5% a 6% no número de unidades aberto no País.

Além do cenário animador, há outras vantagens em se optar por uma franquia. A primeira delas é poder contar com o poder de um nome ou marca já conhecidos. Um franqueado também pode usufruir de descontos e prazos de pagamentos mais alongados. Outro fator positivo é tirar proveito da competitividade de produtos que já estão no mercado.
Receber o suporte, a infraestrutura e o apoio de quem já tem um negócio estabelecido também conta muito. Afinal, o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e conhece todos os atalhos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pela marca.

Realizar um bom plano de negócios. Muitos empreendedores não realizam – por falta de tempo ou conhecimento – um roteiro de possibilidades que podem surgir no meio do caminho e que podem afetar o seu negócio. No caso de uma franquia, este roteiro (plano de negócios) pode ter o apoio de um franqueador experiente, que auxilie nesta etapa diminuindo assim os riscos financeiros.

O investidor também conta com auxílio na hora da instalação física do negócio. Numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados do projeto arquitetônico e das plantas de engenharia de construção. Também participará da execução e fiscalização da obra, bem como na especificação de máquinas e equipamentos.

Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão.
Geralmente, em um negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.